Serra do Corvo Branco liberada ao tráfego 2m514q

  • 809 Visualizações

Publicado em 22 agosto de 2022 2z3q3r

Liberado, com restrições, a agem de veículos na Serra do Corvo Branco, entre o Sul do Estado e a Serra Catarinense. A partir de agora, o tráfego está livre nos dois sentidos sempre das 17h às 9h da manhã do dia seguinte. Nos fim de semana o tráfego é liberado as 17h de sábado até segunda-feira às 9h da manhã.

De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Thiago Vieira, a ideia é atender a demanda de mobilidade, e não de turismo, neste primeiro momento. A reabertura foi fiscalizada pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv), que também ficará responsável pela abertura e fechamento nos dias seguintes.

O secretário adjunto da SIE, Alexandre Martins, explica que tanto as obras emergenciais (na parte mais íngreme) quanto as de pavimentação (nos trechos planos em Urubici e em Grão-Pará) continuam todos os dias entre as 9h da manhã e as 17h (horário oposto ao da liberação do tráfego). A expectativa é de que a parte emergencial seja concluída em algumas semanas.

“Ainda que estejamos liberando, recomendamos atenção dos motoristas, já que é uma rodovia sinuosa e íngreme que está em obras. Seguimos monitorando as condições da pista e das encostas em dias de chuva, como é o caso de hoje. Ainda assim, verificamos que era possível liberar”, avalia Martins.

Equipes coordenadas pela SIE acompanharam a Defesa Civil do Estado na vistoria do trecho. O serviço é executado em três frentes: drenagem (para escoar a água das chuvas e desviar da estrada), contenção de encostas e recuperação de pista.

“Antes não tínhamos nenhum sistema de drenagem, a água das chuvas corria sobre o trecho e, na descida, ganhava força, o que contribuía para a queda de barreiras e outros desastres naturais”, descreve o secretário adjunto.

O tráfego de veículos na Serra do Corvo Branco estava interrompido desde maio, quando fortes chuvas derrubaram barreiras e levaram parte da pista. Sem condições de segurança, deu-se início ao trabalho emergencial.