Caminho de Viamão a São Paulo – Mapa 1767 2j4bd
- 1092 Visualizações

No dia 15 de agosto, em São Joaquim-SC, será apresentado o estudo “Caminho de Viamão a São Paulo – Mapa 1767” durante o Seminário da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense (ASSEA). O evento sobre o estudo do Mapa 1767, liderado por Jaziel de Aguiar Pereira, presidente do Conselho de Turismo de Bom Jesus-RS, é aberto ao público e focará na análise de mapas antigos, livros históricos e caminhos percorridos por revoluções. O arquivo em PDF e o mapa original, trazido de Portugal, estarão disponíveis em formato digital para os participantes. 5z5x4c
Jaziel, que pesquisa o tema há 15 anos, relata que o estudo ganhou força em 2016, quando o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul (DAER) publicou um edital para a pavimentação da Rota Caminhos da Neve. Durante as pesquisas, foi identificado que o local conhecido como o do Inferno, no Rio Pelotas, também aparecia como o da Cadeia em mapas antigos de Santa Catarina. A descoberta despertou o interesse em aprofundar o estudo, que envolveu a análise de diversos mapas e livros históricos, e resultou na formação de um grupo de trabalho para centralizar e organizar as informações.
Em 2023, o grupo encontrou mais evidências que reforçaram a importância histórica do Caminho das Tropas, especialmente via o do Inferno. Estes achados se alinharam com registros de renomados escritores catarinenses e gaúchos, ajudando a esclarecer várias dúvidas sobre a rota utilizada nos séculos ados.
Durante a apresentação, serão abordados também o Caminho dos Conventos, que foi o primeiro trajeto a interligar o Sul, e documentos sobre as Sesmarias Serranas, que contribuem para a compreensão da colonização da região. Jaziel acredita que a pesquisa tem potencial para gerar produtos turísticos valiosos, como trilhas e cavalgadas, que podem impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e turístico da área, seguindo o exemplo de outros destinos históricos ao redor do mundo.
Velocino Bolzani, Cau, ex-presidente da ASSEA, destaca que a dedicação de Jaziel e outros estudiosos no resgate da história do “Caminho de Tropas” ampliará as opções turísticas na região, preservando sua biodiversidade e contribuindo para o desenvolvimento local.
“O mapa de 1767 mostra o imenso trabalho desenvolvidos pelos heróis pátrios, chamados Tropeiros. Muito ainda há para se pesquisar, aprender e corrigir antigas falhas na cartografia tropeira. Mas este trabalho de muitas mãos, é um importante instrumento para novos estudos”, declara Carlos Solera, escritor e historiador sobre Tropeirismo.
>ESTUDO CAMINHO DE VIAMÃO A SÃO PAULO: CLIQUE AQUI
Serviço
O que: Estudo Caminho de Viamão a São Paulo – Mapa 1767
Quando: Quinta-feira, 15/08/2024
Horas: 19h30
Local: Centro de Eventos em frente ao Parque Nacional da Maçã em São Joaquim – SC
Ingresso: Gratuíto