É isso tiu homi véio… 3w2i3s
- 2534 Visualizações

por Suzi Aguiar 2w4b43
O dia amanheceu frio pra dedéu! Quase encarangado bombiei pela frestinha da janela e vi tudo branquinho lá fora. Uma vaca espichava o pescoço pra achar umas folhinhas verdes nas roseiras secas, enroscadas por toda cerca. Com um bom joaquinense que sou, me enchi de agasalhos antes de sair.
Campiei minhas botas de pelego para me proteger do frio. Puxei uma touca velha e enrolei um cachecol no pescoço. Botei o nariz pra fora da porta, estava um frio de ardê. Os dedos tavam encarangados. Eu nem conseguia segurar o telefone pra bater fotos.
Foi uma baita geada! Se o inverno pega esta barda, temo ralado! Mas semo nego duro, bicho véio e não si intreguemo.
Meu primozirmão ligitimo, Márcio, me ligou pra sabê se nóis vamo precisá do trator. É que demo uma baita duma pexada ali na altura do campo deaviação, anecho aquela pousada nova. Eu achei que ia tirá um finório! Carculei errado! Mas não precisemo reboca o carro. Tava falhando mais deu de chegar na oficina. Eta homi bão meu primozirmão!
Depois peguemo o jipe e fomos no banco resolve uns problemas do empréstimo. Nóis já tinha deixado o negócio atado. Carculemo os juro e foi di cai os butiá dus borso. Vortemo di vereda porque a gente queria catá pinhão antes de caí a arage da noite. Trabalhemo tanto que foi de froxá as carni.
Quando vortemo pra casa nóis tava tudu atorado di fomi, cum buxo nu ispinhaçu! Fiquei de longe negaciando a patroa. Né que ela tinha feito uma ada de minestra? Cumemo tanto que depois parecia que alguém acarcava meu bucho.
Mas, tiu homi veio, nóis temo ficando sem assunto pra prosiá. Vô lavá os pé na gamela que tá na hora de dormi.
Tivemo um dia de lascá o cano, mais fiquei além de feliz, muito contente, alegre e facero de tanta coisa que deu de fazê. Eu tava isgualepado quando istiquei a carcaça na cama. Mas a lida do dia foi boa dimais.
Intão amanhã se falemo, porque não semo mudo…
***iro profundamente o vocabulário “joaquinês”. Tenho colecionado alguns termos muito peculiares daqui. Seria tão legal se estudiosos da nossa língua registrassem estes termos antigos e que fossem publicados como “Mini dicionário Joaquinês”, para que não caíssem no esquecimento e para que as gerações futuras possam conhecer esta riqueza de nossa terrinha.
Publicada em 2 de junho de 2021.