Ponte das Goiabeiras ganha forma 181a31

  • 1347 Visualizações

Os pilares que sustentarão a nova Ponte das Goiabeiras ganham forma sobre o rio Pelotas, em São Joaquim-SC. A execução está a cargo da empresa Zanco e a expectativa é que a ponte possa ser utilizada durante o inverno desse ano, quando em função das chuvas o nível do rio deixa submersa a estrutura atual. Ao todo serão investidos cerca de R$ 12 milhões. 34s52

Os recursos foram anunciados em abril do ano ado, em solenidade no aeroporto de Correa Pinto, pelo ex-governador Carlos Moisés. “A integração das Serras Catarinense e Gaúcha vai virar realidade. Quando assumi o Governo recebi essa demanda, e estive no local. Conversei com moradores e conferi de perto as necessidades. Temos ali uma longa história, talvez de abandono, pelas condições de trafegabilidade e risco que a ponte apresentava”, disse Moisés ao o documento.

A ponte atual está em situação precária e vários acidentes já foram registrados, alguns fatais. Além de permitir o turismo entre os dois estados pela Rodovia Caminhos da Neve, a ponte é utilizada para o transporte de cargas, principalmente maçã e gado.

A nova ponte contará com uma estrutura em concreto pré moldado, com extensão de 160,4 metros. A largura total é de 11,6m, com duas pistas de rolamento e dois eios, um em cada lateral, separados por uma mureta de concreto para proteção dos pedestres. A largura livre do eio será de 1,90m de acordo com a norma de ibilidade. Ela também será bem mais alta em relação a atual, 5,90m, evitando que seja atingida pela água, mesmo nos períodos mais chuvosos.

A construção é feita em concreto armado e protendido sobre o rio Pelotas na SC-114 em valor global de R$ 12.005.939,82 oriundos do Governo do Estado e com a fiscalização e projeto ambiental custeado pelo município de São Joaquim.

Infos: Mauro Maciel – Jornal Folha da Serra