Seminário discutiu Roteiros Turísticos da Região dos Lagos 343p3g
- 314 Visualizações

SerraSC, 10 dezembro 2024 6r7043
Apoiar a implementação de ações para o desenvolvimento do turismo e de rotas nos municípios abrangidos pela região dos Lagos. É o objetivo do projeto Agentes de Roteiros Turísticos, apresentado na tarde dessa segunda-feira, 9 de dezembro de 2024, no 1° Seminário Turístico da Região dos Lagos.
O evento na Pousada Perozzo, em Capão Alto, reuniu mais de 80 pessoas entre empreendedores, agentes públicos e convidados. Organizado pela Agência da Região dos Lagos (Adrel), em parceria com Cisama, Amures, Epagri e Sebrae, o seminário teve representação dos nove municípios integrantes do projeto. Além de Esmeralda e Monte Alegre, no Rio Grande do Sul, que encaminharam proposta para aderir a Adrel.

Fabio Godinho da Prisma Consultoria em Marketing e Turismo
“Essa capacitação foi um momento de reflexão sobre conceitos de gestão turística, planejamento e formatação da oferta de produtos. A partir disso, buscamos a implementação de ações que potencializem os resultados de tudo que estamos fazendo para desenvolver essa região”, disse a secretária executiva da Adrel, Elisa Lima.
O projeto Agentes de Roteiros Turísticos foi desenvolvido pela empresa Prisma Consultoria em Marketing e Turismo, sob a responsabilidade de Márcia Godinho e Fabio Godinho. Ela destacou a organização e formatação da Rota dos Lagos, com percurso continuado e delimitado, cuja identidade é reforçada ou atribuída pela utilização turística. Sobre os eixos de atuação, enfatizou o fortalecimento da governança e melhorias de produtos.
Dentre os produtos identificados para a região dos lagos, constam trilhas, vinícolas, queijarias, eio de trem, hospedagens rurais, artesanatos em lãs e couros, museus, produtos coloniais, visitação a propriedades rurais, casas indígenas subterrâneas, agricultura familiar, camping e outros atrativos.
O presidente da Adrel e prefeito de Cerro Negro, Ademilson Conrado, destacou que a criação de roteiros marca uma nova etapa no desenvolvimento do turismo. “A partir da consolidação desse projeto, os visitantes am a ter mais opções de atrativos e o turismo ajuda no fomento da economia da nossa região”, reconheceu o prefeito.
Dentre os nomes que palestraram no seminário consta Aline Miranda, Gestora Estadual de Turismo do Sebrae; a secretária de Turismo de Bom Jardim da Serra, Sandra Padilha juntamente com o diretor de turismo de Bom Jardim da Serra, Benito Sbruzzi; e o diretor da Prisma Consultoria em Marketing e Turismo, Fabio Godinho.
Projeto Turístico da Região dos Lagos (Adrel – Agência da Região dos Lagos)
Cidades que margeam os rios Pelotas, Canoas e Caveiras na Serra Catarinense, envolvendo as cidades vizinhas do lado do Rio Grande do Sul.
Campo Belo do Sul
Anita Garibaldi
Capão Alto
Cerro Negro
São José do Cerrito
Abdon Batista
Vargem
Brunópolis
Celso Ramos
Campos Novos
Vacaria RS
Esmeralda RS
Bom Jesus RS
Pinhal da Serra RS
Infos e foto: Onéris Lopes/Amures